martes, 18 de mayo de 2010

COMUNISTAS REALIZAM MANIFESTAÇÂO HISTÓRICA EM ATENAS..MARÉ VERMELHA

Comunistas realizam manifestação histórica em Atenas..Maré vermelha

Os comunistas gregos realizaram no sábado, 15, em Atenas, uma das maiores manifestações de que há memória no país
nos últimos anos.

Mais de 100 mil pessoas exprimiram a sua determinação de resistir à ofensiva do capital.

De todos os pontos do país, chegaram a Atenas para protestar contra as duras medidas de austeridade, contra o corte dos salários e das pensões, contra o aumento de impostos e a redução dos direitos sociais, e para afirmar que existe uma solução – o poder popular e o socialismo.Desfilaram durante mais de uma hora até alcançarem a ampla praça onde teve lugar o comício, inundando as ruas da capital com um oceano de bandeiras vermelhas, entoando palavras de ordem que apelavam à unidade e à luta: «Vem connosco, há uma solução», «O vencedor tem de ser o povo, não os monopólios, «Organização, aliança, poder popular».

A convicção de que «existe uma solução, existe uma saída, chegou o momento de o povo tomar a palavra» – lema desta grandiosa jornada nacional – seria reafirmada pouco depois pela secretária-geral do KKE, Aleka Papariga, que esteve acompanhada no pequeno palco montado na praça por representantes de vários partidos comunistas que ali manifestaram a sua solidariedade aos comunistas e trabalhadores gregos.Entre estes convidados estrangeiros esteve Ângelo Alves, da Comissão Política do PCP, Erhan Nalchagi, membro do Bureau Político do Partido Comunista da Turquia, Astor Garcia, membro do Comité Executivo do Partido Comunista dos Povos de Espanha e David Para, representante do Conselho Nacional do Partido dos Trabalhadores da Bélgica.

Uma luta pelo futuro «O governo mente vergonhosamente quando diz que as medidas serão mantidas durante três ou no máximo quatro anos», acusou Papariga avisando que, «mesmo que a Grécia pudesse sair a breve prazo do ciclo da crise, as coisas não melhorariam para o povo».

E respondendo às crescentes pressões contra os comunistas por parte do governo, que procura limitar a sua acção exigindo «respeito e obediência à Constituição», a dirigente esclareceu:
«Declaramos mais uma vez claramente a nossa firme orientação desde 1918: lutar a qualquer custo não apenas pela resolução dos problemas quotidianos do povo, mas também para convencer o povo de que o seu futuro é o socialismo e o comunismo».

Lembrando que todos os governos burgueses violam normas fundamentais das suas próprias constituições, Papariga frisou que «a Constituição é um resultado da correlação de forças em cada período. Quando a situação tende para a reacção, a Constituição muda para pior. Quando a correlação de forças tende a alterar-se a favor do povo, então pode ser melhorada e tornar-se menos escandalosa; e quando o povo vencer, fará a sua própria Constituição».

E mais adiante: «Hoje não é suficiente que o povo elabore uma lista de exigências, petições e pedidos. As reivindicações, os objectivos da luta, as propostas concretas devem demonstrar a possibilidade de resolver os problemas do povo. No entanto, só poderão ganhar dinâmica e ser efectivos se fizerem parte da estratégia da luta pelo derrubamento dos monopólios, da luta pelo poder e por uma economia do povo, se estiverem ligados a uma aliança e à luta comum com o KKE», convergência que segundo se sublinha no documento não implica necessariamente total acordo com a concepção do KKE do socialismo e do comunismo.

Todavia, os comunistas gregos insistem em que «há condições objectivas que possibilitam uma organização diferente da sociedade caracterizada pela decisão do povo de transformar a propriedade dos monopólios em propriedade social.»Legenda: Vários sectores da sociedade grega convergem na necessidade de lutar por uma sociedade que socialize os monopóliosPor uma frente popular e socialDias antes da gigantesca manifestação em Atenas, a secretária-geral do KKE, Aleka Papariga, apresentou ao povo grego as propostas do partido para sair da crise.

No documento, os comunistas consideram que chegou o momento para a formação de uma «frente popular e social» para a acção política de massas, que tome uma forma diferente e permita «multiplicar as forças militantes».«As premissas de uma tal frente existem hoje como o demonstram a Frente Militante dos Trabalhadores (PAME) , o Movimento Grego Antimonopolista dos trabalhadores independentes e dos pequenos comerciantes (PASEVE), o Movimento Militante dos Camponeses (PASY), a Frente Militante dos Estudantes (MAS) e outras forças do movimento social.

Outras formações emergirão ao longo do caminho.»Esta frente deverá «reforçar a proposta alternativa de um poder e uma economia do povo, tendo como palavra de ordem central a socialização dos monopólios, a formação de cooperativas populares em sectores onde a socialização não é possível, a planificação nacional sob controlo do povo e dos trabalhadores a partir da base».O KKE considera que uma retoma da economia será sempre fraca e que tal não evitará uma nova crise cíclica ainda mais intensa do que a actual. Isto porque «a gestão da crise, seja pela UE seja pelo FMI, não pode superar as contradições da produção capitalista cuja finalidade e motor é o lucro.

Tudo o que é apresentado como um meio de resolver um problema, por exemplo a dívida da Grécia, pode exacerbar fortemente outros problemas.»Sobre a dívida da Grécia, o KKE sublinha que se trata de uma «grande farsa», já que a sua causa não é como se afirma um problema de má gestão, mas «o resultado de um declínio progressivo de longo prazo da produção industrial e agrícola, com o aprofundamento das contradições ao nível da UE e ao nível internacional».

Neste quadro de aprofundamento da crise geral do capitalismo, o KKE defende a ruptura com o sistema, considerando que o país «tem as condições prévias para constituir e desenvolver uma economia popular autónoma».«Não há senão uma única escolha: uma mudança nas relações sociais de propriedade historicamente ultrapassadas, que determinam igualmente o sistema político.» (…) «Temos desenvolvido posições e reivindicações para cada problema e questões isoladas que têm surgido.

Contudo, doravante isto não é suficiente. Uma proposta alternativa de progresso é necessária para que a luta tenha uma finalidade, um objectivo, um sentido e finalmente possa exercer pressões suplementares em todas as suas fases.»

Um abraço solidário

«Recebam um forte e caloroso abraço de Portugal, dos trabalhadores e do povo português em luta. Um abraço amigo e solidário dos comunistas portugueses e do seu Partido – o Partido Comunista Português», disse Ângelo Alves, membro da Comissão Política do PCP, que participou no comício em Atenas a convite do Partido Comunista da Grécia.

Este abraço, prosseguiu o dirigente do PCP, é «todos os dias forjado na partilha do objectivo de trilhar, por via da luta, os caminhos da real alternativa de fundo ao capitalismo e à sua crise que se aprofunda – o socialismo.»«A todos vós queremos deixar uma mensagem de estímulo e de confiança. Queremos dizer-vos que não estão sós na vossa luta. Em Portugal – confrontados com os mesmos ataques, as mesmas chantagens, as mesmas mentiras – existe também um povo e um Partido Comunista que, lado a lado com as massas trabalhadoras e populares, com o movimento sindical de classe, defendendo as conquistas da Revolução libertadora de Abril, não se verga e não desiste de lutar.»

Em Portugal existe um Partido e um povo trabalhador que, apesar da distância geográfica que nos separa, está do vosso lado na luta de classes». (…)«Aqui estamos ao vosso lado afirmando que existe uma saída. E que é por essa saída, construída pelo povo, para o povo e com o povo que os comunistas estão dispostos a fazer sacrifícios e a lutar. E sempre com uma imensa alegria, por mais difícil, longa e exigente que seja a luta de emancipação dos trabalhadores e dos povos!».

Fuente: Avante/PrensaPopularSolidaria
http://prensapopular-comunistasmiranda.blogspot.com/
Correo: pcvmirandasrp@gmail.com

No hay comentarios:


LECTURAS

LECTURAS

LECTURAS

LECTURAS

ORGANIZACIÓN COMUNISTAS MIRANDA CENTRO INVITA A MILITANCIA Y AMIGOS A LOS ACTOS DEL 80 ANIVERSARIO

ORGANIZACIÓN COMUNISTAS MIRANDA CENTRO INVITA A MILITANCIA Y AMIGOS A LOS ACTOS DEL 80 ANIVERSARIO
La Organización Intermunicipal Miranda Centro del Partido Comunista de Venezuela invita a nuestra militancia, afiliados, amigos y simpatizantes a los Actos de Celebración del 80 Aniversario de nuestro Glorioso Partido Comunista de Venezuela, a realizarse según datos ubicados en la Gráfica. Los esperamos para nuestra celebración, con espíritu y combatividad comunista, revolucionario y patriótico!!! Asiste!!

RED DE COMUNICACIÓN COMUNISTA MIRANDINA (REDECCOMI)

REDECCOMI (Red de Comunicación Comunista Mirandina)_Miranda Centro

REDECCOMI (Red de Comunicación Comunista Mirandina)_Tuy

REDECCOMI (Red de Comunicación Comunista Mirandina)_Centro_Norte

REDECCOMI (Red de Comunicación Comunista Mirandina)_Capital

REDECCOMI (Red de Comunicación Comunista Mirandina)_ Barlovento

(REDDECCONAV) Red de Comunicación Comunista Nacional Venezolana-Aragua

REDECCONAV (Red de Comunicación Comunista Venezolana_Amazonas

(REDECCONAV) Red de Comunicación Comunista Nacional Venezolana--Estado Nueva Esparta

(REDECCONAV) Red de Comunicación Comunista Nacional Venezolana--Estado Bolívar

(REDECCONAV) Red de Comunicación Comunista Nacional Venezolana--Distrito Capital

(REDECCONAV) Delta Amacuro

(REDECCONAV) Red de Comunicación comunista Nacional venezolana: Estado Guàrico

(REDECCONAV) Mérida

(REDECCONAV) Red de Comunicación Comunista Nacional Venezolana--Estado Anzoátegui

(REDECCONAV) Red de Comunicación Comunista Nacional Venezolana--Estado Carabobo

JUVENTUDES COMUNISTAS

SURAMÉRICA PAGINAS COMUNISTAS

PARTIDO COMUNISTA DE ARGENTINA

EL CARIBE

CENTROAMÉRICA

NORTEAMÉRICA

MOVIMIENTO POPULAR SURAMÉRICA

EUROPA ORIENTAL

EUROPA OCCIDENTAL

EUROPA NORTE_ESCANDINAVIA

ASIA

ÁFRICA

Periódicos Comunistas

RED DE COMUNICACION COMUNISTA MIRANDINA. (REDECCOMI)

Componentes de la Red de Comunicación Comunista Mirandina (REDECCOMI).- Direcciones abajo. Pulsar en cada nombre para ir a cada componente.

PRENSA POPULAR AL DIA

Noticias en Páginas Progresistas

Etiquetas

: Actividad de Solidaridad Comunista Mundial (16) : Actividad Parlamentaria de los Comunistas (29) : Comunismo en el mundo actual (172) : Lucha Contra el Revisionismo y el Reformismo (5) :Actividad de Solidaridad Comunista Mundial (7) :Actividad Parlamentaria de los Comunistas (5) a (4) aa Actividad de Solidaridad Comunista Mundial (2) aComunistas y Elecciones (2) Actividad de Solidaridad Comunista Mundial (613) Actividad Parlamentaria de los Comunistas (47) Actividad Parlamentaria de los Comunistasa (4) Actividad Social (70) Afganistán (3) América_Partidos Comunistas (114) Asia_Partidos Comunistas (13) Avance Revolucionario (186) Camarada Lenin (39) Camarada Stalin (46) Ciencia (1) Ciencias (12) Clase Obrera_Luchas Sindicales (104) Columna: A Babor...! (3) Columna:¡En Este Mundo...Hoy! (6) Combate al Burocratismo (24) Comité Latinoamericano Puerto Rico Independiente (COLAPRI) (1) Comitè Latinoamericano Puerto Rico Independiente (COLAPRI) (21) Comité Latinoamericano Puerto Rico Independiente (COLAPRI). (6) Comunicación Popular (135) Comunismo (3) Comunismo en el mundo actual (168) Comunismo en el mundo real (3) Comunistas del Mundo Unidos (347) Comunistas Siempre_Al Comunismo Vamos (10) Comunistas Siempre_Al Comunismo Vamos..Venceremos! (115) Comunistas Siempre_Al Comunismo Vamos.Venceremos! (18) Comunistas y Elecciones (85) Comunistas_Venezuela (43) Conflictos Laborales (40) Crímenes de guerra de EEUU e Israel contra el Estado Palestino (30) Crímenes de la Burguesía y el Imperialismo (130) Crímenes del Imperialismo (39) Criminales de Guerra del Imperialismo (53) Defensa Patria (28) Defensa de la Patria (137) Defensa del Comunismo (99) Defensa Patria (36) Defensa Revolucionari (15) Defensa Revolucionaria (245) Derrota del Nazismo (11) Descolonización_Independencia para Puerto Rico (49) Desestabilización_Conspiración Contra Venezuela (117) Economí (1) Economía (16) EEUU Crisis (4) El Diario Tribuna Popular (1) Etiquetas: : Comunismo en el mundo actual (1) Etiquetas: Camarada Lenin (1) Etiquetas: Comunismo en el mundo actual (1) Europa_Partidos Comunista (9) Europa_Partidos Comunistas (50) Fascismo Imperialismo (3) Fascismo-Imperialismo (40) Formación Ideológica (35) Fuera la injerencia imperialista Yanky en Venezuela (58) Gran Polo Patriótico Simón Bolívar (11) I (1) Imperialismo y Guerra (62) Independencia para Puerto Rico (16) Información (35) Intelectual Orgánico y Organización Comunista (18) Intelectuales Comunistas: formación organización y trabajo político ideológico (12) Intermunicipal Miranda Centro (25) Intermunicipal Miranda Centro_Solidaridad (129) Internacional Comunista__Dialogo/Debate (18) Internacional/Guerras Criminales del Imperialismo (26) Internacionalismo (1) Internacionalismo AProletario_Solidaridad (1) Internacionalismo Proletario (13) Internacionalismo Proletario_Solidaridad (302) Intervenciones Imperialistas (33) Juventud Comunista (18) Juventud Comunista de Venezuela_JCV (38) L (1) La Comida y el bolsillo del pueblo (20) La Gran Conspiración Contra Venezuela (113) La Verdad de Venezuela (77) La Verdad de Venezuela y América (23) Lucha Anticolonialista (24) Lucha Antifascista (54) Lucha Contra el Fascismo (50) Lucha Contra el Revisionismo y el Reformismo (267) Lucha Contra el Revisionismo y el Reformismo Desestabilización_Conspiración Contra Venezuela (2) Lucha Contra las Dictaduras (11) Lucha de Clases e Intelectualidad Comunista (10) Lucha de Clases Venezuela_FNLCT (20) Lucha de Clases y Feminismo (6) Lucha de Liberación (19) Lucha por el Comunismo (45) Lucha por la Paz (26) Luchas Actuales Independentistas en América (13) Luchas de Clases del Campesinado (11) Luchas de la JCV al lado de la Clase Obrera (5) Luchas de las Juventudes Comunistas del Mundo (10) Luchas de Liberación de Palestina (46) Luchas de los Comunistas en el Mundo (61) Luchas de los Pueblos de América (55) Luchas del Proletariado en el Mundo (54) Luchas por la Independencia en América (7) Luchas Sociales (33) Miranda Centro_Solidaridad (23) Monstruos Políticos (2) Movilización de la Clase aObrera_Mundo (1) Movilización de la Clase Obrera_Mundo (9) Movilizaciones Populares (11) Movilizaciones Sindicales Clasistas (20) Mujer y trabajo revolucionario (1) Naziimperialismo y Plan de Dominio Mundial (18) Noticias (16) Noticias de Partidos Comunistas (22) Opinión (5) Opinión Revolucionaria (56) Opinión_Venezuela (17) Organización Revolucionaria (12) Organización y Luchas Juveniles Revolucionarias (3) Países de Europa Oriental: situación actual (7) Palestina: Estado Libre Independiente (2) Palestina:Solidaridad con el Estado y Nación Palestina (20) Partido Comunista de España (30) Partido Comunista de Venezuela (78) Partidos Comunistas (13) Partidos Comunistas América (8) PCV Intermunicipal Miranda Centro (30) PCV Intermunicipal Miranda Centro_Prensa (16) PCV Intermunicipal Miranda Centro_Solidaridad (36) PCV_Dirección Nacional_B-P- (5) PCV_Intermunicipal Miranda Centro (10) PCV_Intermunicipal Miranda Centro_Solidaridad (2) PCV_Organización Intermunicipal Miranda Centro:OIMCE-PCV (2) PCV-Intermunicipal Miranda Centro_Solidaridad (5) PCV:Miranda Centro_Solidaridad (5) PCVaIntermunicipal Miranda Centro_Solidaridad (1) Plan Imperialista de Dominio Mundial (16) Plan Mundial del Imperialismo (1) Política Comunista Internacional (16) Prensa Comunista/Venezuela (20) PrensaPopularSolidaria (5) Proceso Bolivariano (8) Puerto Rico Estado Nacional Legítimo (7) RASD:Independencia para el Pueblo Saharauí (1) Reclamos a instituciones del Estado (4) Reclamos de la Clase Obrera (5) Red de Comunicación Comunista Mirandina_(REDECCOMI) (7) Reflexiones de Fidel (2) Revolución Comunista (8) Salvación de la Patria Venezolana (1) Situación de la Comunidad Europea (4) Solidaridad Comunista Mundial (16) Solidaridad Internacional (41) Solidaridad Mundial con Palestina (1) Solidaridad Mundial con Venezuela (4) Teoría_Formación Ideológica (2) Tercera Guerra Mundial (2) Tercera Guerra Mundial ya en Marcha (4) Terroristas al servicio del Imperialismo (2) Unión Soviética_URSS (1) Venezuela se respeta (20) XIV Congreso del Partido Comunista de Venezuela (9)